terça-feira, 24 de abril de 2012

A escolha

Na passagem por este mundo, é breve o tempo da nossa permanência. E cada instante, cada hora, cada dia que se vai, jamais retornará. Irá juntar-se aos muitos que se foram, reduzindo ainda mais o tempo de que dispomos.
Assim como a rosa, que dura apenas o necessário para abrir-se em flor, também o homem tem o tempo de que necessita para cumprir a sua missão. E essa missão, não é mais que o aprendizado, pois cada homem que caminha sobre a Terra, caminha, na verdade, para alcançar o seu lugar no Universo. Muitos gastam a maior parte do seu precioso tempo em esmiuçar o sofrimento, quando deveriam desfrutar das suas alegrias. Choram pelo que falta e esquecem de sorrir pelo que tem. Agindo assim, edificam um castelo de sofrimento, que a cada dia os manterá mais prisioneiros de seus muros invisíveis.
Cabe a cada um escolher o quer ver: se olharmos para o chão, nada veremos além do barro. Se, entretanto, levantarmos os olhos para o céu, descobriremos a beleza das estrelas e o fascínio do Infinito. É nossa a escolha. Lembremos, todavia, de que as trevas nada podem gerar, além da escuridão cada vez mais densa. E é a luz, dissipando as trevas, que nos pode mostrar o Caminho.

Buscai, pois, a alegria. É ela que vos permitirá ouvir a canção da Vida, e olhar para o amanhecer de cada novo dia como a promessa de algo maravilhoso em vossa estrada. Deveis, sempre, fugir do sofrimento. E não permitir que os momentos de amargura encontrem, em vosso coração, guarida mais prolongada que os instantes de felicidade.
É curto o tempo de cada estada. E, se assim é, por que o desperdiçareis em sofrer, se podeis usá-lo para sorrir? Por que abrigar lembranças amargas, se dispondes também de doces lembranças? Em vosso caminho encontrareis, todos os dias, a inquietude e a paz. Cabe-vos escolher qual delas caminhará, por mais tempo, ao vosso lado.
- Flávio Cruz -

Nenhum comentário: