terça-feira, 18 de setembro de 2012

A paz que trago hoje em meu peito


A paz que trago hoje em meu peito é diferente da paz que eu sonhei um dia...
Quando se é jovem ou imaturo, imagina-se que ter paz é poder fazer o que se quer, repousar, ficar em silêncio e jamais enfrentar uma contradição ou uma decepção. Todavia, o tempo nos vai mostrando que a paz é resultado do entendimento de algumas lições importantes que a vida nos oferece.
A paz está no dinamismo da vida, no trabalho, na esperança, na confiança, na fé... Ter paz é ter a consciência tranquila, é ter certeza de que se fez o melhor ou, pelo menos, tentou. Ter paz é assumir responsabilidades e cumpri-las, é ter serenidade nos momentos mais difíceis da vida. Ter paz é ter ouvidos que ouvem, olhos que vêem e boca que diz palavras que constroem.
Ter paz é ter um coração que ama... Ter paz é brincar com as crianças, voar com os passarinhos, ouvir o riacho que desliza sobre as pedras e embala os ramos verdes que em suas água se espreguiçam... Ter paz é não querer que os outros se modifiquem para nos agradar, é respeitar as opiniões contrárias, é esquecer as ofensas.
Ter paz é aprender com os próprios erros, é dizer não quando é não que se quer dizer... Ter paz é ter coragem de chorar ou de sorrir quando se tem vontade... É ter forças para voltar, pedir perdão, refazer o caminho, agradecer... Ter paz é admitir a própria imperfeição e reconhecer os medos, as fraquezas, as carências...

A paz que hoje trago em meu peito é a tranquilidade de aceitar os outros como são, e a disposição para mudar as próprias imperfeições. É a humildade para reconhecer que não sei tudo e aprender até com os insetos... É a vontade de dividir o pouco que tenho e não me aprisionar ao que não possuo. É melhorar o que está ao meu alcance, aceitar o que não pode ser mudado e ter lucidez para distinguir uma coisa da outra. É admitir que nem sempre tenho razão e, mesmo que tenha, não brigar por causa disso.
A paz que hoje trago em meu peito é a confiança naquEle que criou e governa o mundo... A certeza da convicção de que receberei, das leis soberanas da vida, o que a elas tiver oferecido.
- Gecimar Evangelista -

10 comentários:

Nilza disse...

Oi querida: passando para agradecer a visita ao Essências para a Vida e avisar que já atualizei! Seu post está caprichado, heim! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Boa semana! Nilza

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Olá minha querida! vim retribuir o carinho da sua visita e aqui encontro essa linda mensagem. Como é importante a paz. Acho que uma das maiores riquezas do ser humano é a paz, quando temos paz produzimos mais, estamos bem conosco qe com quem nos rodeia, em fim somos felizes. Uma linda noite, abraçoss dorme com os anjos.

... Morgana disse...

Olá miguxinha! Muito obrigada pela visita ao meu blog! Esse seu cantinho é muito bom! Beijos cintilantes. Morgana

Peregrina da Paz disse...

Oi! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Beijos e Deus te abençoe! Leila

ONG ALERTA disse...

Lindo buscamos a paz a cada dia, beijo Lisette.

Tetê Guimarães disse...

Obrigada pela visita ao Um Pouco de Tudo! Hoje faço uma homenagem aos idosos! É o Dia Internacional do Idoso! Vale a pena conferir! Beijos TC

brisa48@bol.com.br disse...

BOA TARDE

Venho aqui te fazer uma visitinha .Preciso ficar um pouco afastada pois minha filha fez uma cirurgia e vc sabe mãe tem que cuidar de seus filhos né.Uma feliz semana para vc. Com carinho.
Ana

brisa48@bol.com.br disse...

QUERIDA
QUE BELA ESCOLHA DE TEXTO. Um ABENÇOADO COMEÇO DE SEMANA BEM BACANA PARA VC.
AGUARDO VC NO MEU BLOG PARA BRIDARMOS O MEU DIA 27 DE NOVEMBRO ANIVERSARIO.
UM BJ

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
ecos
de
la
tarde
callada
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
FRIDA

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE LABERINTO ROJO LEYENDAS DE PASIÓN, BAILANDO CON LOBOS, THE ARTIST, TITANIC SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, FLOR DE PASCUA …

José
Ramón...

ONG ALERTA disse...

A paz que tanto procuramos, um ano novo mágico beijo Lisette.