terça-feira, 12 de abril de 2011

O jardim

Grande é a simbologia do jardim, com as mais diversas formas geométricas - a circular revelando a totalidade do cosmos, a vida sem fim; o quadrado ou retângulo como estabilidade e os quatro pontos cardeais; enfim, a precisão das formas que mostram a ordem em oposição ao caos - fechado com cercas ou muros, para evocar o mundo interior e exterior.
Cada jardim é um reino que representa o cósmico, o material, o psíquico, o consciente e o espiritual. Ele é o espaço que precisa ser cultivado, desenvolvido, dirigido, lugar da transmutação, lugar onde o ensinamento pode ser encontrado.
É o sacramento da presença do Ser Divino. O Éden, o Paraíso, o Shambala, o Shekinah, o Shangri-lá, o Reino, presença sagrada que transforma o mundo na unidade e na multiplicidade. O centro do mundo. O lugar ideal de onde saímos e para onde voltaremos. O lugar prometido e a eterna saudade de algo que perdemos e precisamos, dia a dia, reconquistar.
- desconheço o autor -

2 comentários:

Peregrina da Paz disse...

Oi! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Bom feriadão e Feliz Páscoa! Beijos e Deus te abençoe! Leila

Anônimo disse...

Já postei no FB!