terça-feira, 17 de julho de 2012

Unidade na diversidade

Certa ocasião Mohandas Gandhi disse: “Não quero minha casa murada por todos os lados, nem minhas janelas fechadas. Quero que as culturas de todos os países soprem para dentro de minha casa com a maior liberdade possível“.

Todas as culturas e religiões apresentam correlações éticas e espirituais e testemunham a perfeita integridade do Plano Superior. Penso que somente quando nosso coração se abrir com amor e reverência para a diversidade racial, cultural e religiosa, estaremos realmente vivendo valores humanos. Afinal, valores humanos não são um discurso vazio, mas o que somos. Viver valores evidencia o esplendor da nossa humanidade e a coerência entre pensamentos, sentimentos, palavras e ações; é a fé posta em prática.
O grande interesse pela espiritualidade, que hoje se observa, justifica a busca da unidade na diversidade das expressões culturais e religiosas de todos os povos. A unidade do conhecimento revelado nos ensina diferentes maneiras de praticar verdades eternas, e ensina que, partindo da condição humana, podemos revelar nossa natureza divina. É fundamental, para a construção de um mundo mais justo e harmônico, acolher com respeito e amor a diversidade racial, cultural e religiosa.
Mesmo que tenhamos tido a experiência de tudo o que nos foi ensinado pelos mestres e que foi traduzido pela sabedoria dos povos, é preciso cultivar as sementes da divindade que vibra e pulsa dentro de nós pela prática das virtudes e valores humanos. Perceber e sentir o divino em toda parte, na natureza, nas pessoas e em tudo que fizermos é auto-realização. Desse modo, conheceremos o poder do agora, e cada momento de nossas vidas será uma manifestação milagrosa da Presença Divina.
- Marilu Martinelli -

Um comentário:

Tetê Guimarães disse...

Obrigada pela visita ao Um Pouco de Tudo! Hoje tenho mais uma postagem sobre as drogas e seus efeitos! Vale a pena conferir! Beijos TC